Threats

Windows corrige vulnerabilidade zero-day explorada pelo grupo Lazarus

Os cibercriminosos usavam a vulnerabilidade para instalar um malware que encobria as suas atividades maliciosas nos sistemas Windows

23/08/2024

Windows corrige vulnerabilidade zero-day explorada pelo grupo Lazarus

O grupo de cibercriminosos norte-coreano Lazarus aproveitou uma vulnerabilidade zero-day presente no driver AFD.sys da Windows para aumentar os privilégios e instalar o rootkit FUDModule nos sistemas afetados. A Microsoft corrigiu a falha, registada como CVE-2024-38193, na sua mais recente Patch Tuesday, em conjunto com outras sete vulnerabilidades zero-day.

A ameaça foi detetada por investigadores da Gen Digital, que afirmam que o grupo Lazarus explorou a falha presente no driver AFD.sys como uma vulnerabilidade zero-day para instalar o rookit FUDModule, de forma a evitar a deteção de ameaças e desativando as funcionalidades de monitorização do Windows.

No início de junho, Luigino Camastra e Milanek descobriram que o grupo Lazarus estava a explorar uma falha de segurança oculta numa parte fundamental do Windows chamada driver AFD.sys”, afirma a Gen Digital, que explica: “Esta falha permitia que tivessem acesso não autorizado a áreas sensíveis do sistema. Também descobrimos que o grupo usava um tipo especial de malware chamado FUDModule para esconder as suas atividades maliciosas do software de segurança”.

O alerta para esta vulnerabilidade mais perigosa soou depois de ter sido detetada dentro do AFD.sys, um driver que vem instalado em todos os dispositivos Windows, o que permitia que os cibercriminosos atacassem o sistema sem terem de instalar um driver mais antigo e vulnerável que pudesse ser detetado e bloqueado facilmente pelo sistema Windows.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.