Threats

Vulnerabilidade descoberta no SharePoint explorada para entrar em rede corporativa

Uma vulnerabilidade de execução remota de código descoberta em julho no Microsoft SharePoint foi explorada para conseguir acesso inicial a redes corporativas

04/11/2024

Vulnerabilidade descoberta no SharePoint explorada para entrar em rede corporativa

Uma vulnerabilidade de execução remota de código divulgada em julho no Microsoft SharePoint (CVE-2024-38094) está a ser explorada em ciberataques para conseguir acesso inicial a redes corporativas.

A vulnerabilidade, considerada de alta severidade, foi corrigida a 9 de julho de 2024 por parte da Microsoft como parte do pacote de correções de julho. A tecnológica marcou a vulnerabilidade como importante.

Na última semana, a CISA adicionou esta vulnerabilidade ao catálogo de vulnerabilidades exploradas conhecidas, mas não partilhou detalhes de como a falha estava a ser explorada. Um novo relatório da Rapid7 mostra como os ciberatacantes exploraram esta vulnerabilidade e indicaram que a mesma foi utilizada para conseguir entrar na rede corporativa.

A nossa investigação descobriu que um atacante acedeu a um servidor sem autorização e moveu-se lateralmente na rede, comprometendo o domínio inteiro”, diz o relatório da Rapid7. “O atacante permaneceu sem ser detetada durante duas semanas. A Rapid7 determinou que o vetor de acesso inicial foi a exploração de uma vulnerabilidade – CVE-2024-38094 – dentro do SharePoint Server”.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.