Threats

Remcos foi o malware mais comum em Portugal no primeiro mês do ano

Em janeiro de 2025, o malware Remcos foi a principal ciberameaça em Portugal, enquanto globalmente, o FakeUpdates facilitou ataques de ransomware com técnicas avançadas de inteligência artificial

19/02/2025

Remcos foi o malware mais comum em Portugal no primeiro mês do ano

A Check Point Software divulgou os resultados do seu Índice Global de Ameaças em relação ao mês de janeiro de 2025, que destaca o FakeUpdates como uma ameaça significativa no panorama cibernético, desempenhando um papel essencial na facilitação dos ataques de ransomware.

Uma investigação recente revelou que um afiliado do RansomHub recorreu a uma backdoor baseada em Python para manter um acesso presistente e para implementar ransomware em várias redes. O backdoor, instalado pouco depois do FakeUpdates ter fornecido o acesso inicial, demonstrou técnicas avançadas de disfarce, juntamente com padrões de codificação assistidos por Inteligência Artificial (IA).

Em Portugal, durante o mês de janeiro, o malware predominante no panorama cibernético foi o Remcos, com um impacto de 5,91% nas empresas portuguesas, sendo que o setor mais afetado foi o da Educação/Investigação.

A IA está a transformar o panorama das ameaças cibernéticas, com os cibercriminosos a evoluírem rapidamente os seus métodos, aproveitando a IA para automatizar e escalar as suas táticas e melhorar as suas capacidades. Para combater eficazmente estas ameaças, as organizações devem ir além das defesas tradicionais e adotar medidas de segurança proativas e adaptativas alimentadas por inteligência artificial que antecipem os riscos emergentes”, declara Maya Horowitz, VP de Investigação da Check Point Software.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº22 Fevereiro 2025

IT SECURITY Nº22 Fevereiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.