Threats

Publicados dados de saúde de australianos na sequência de ciberataque

Na publicação da última parte dos dados roubados à seguradora de saúde Medibank, os cibercriminosos disseram “case closed”

02/12/2022

Publicados dados de saúde de australianos na sequência de ciberataque

Foram publicados os registos de saúde australianos fruto do ataque ransomware à seguradora de saúde Medibank na dark web. Em novembro, os cibercriminosos exigiram o pagamento de um resgate de 9,7 milhões de dólares para não publicarem os dados – um dólar por cada um dos clientes afetados pelo ataque, que inclui o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese. 

A pedido do governo federal, a Medibank recusou-se a pagar o resgate. Na data que marca o Dia Internacional da Segurança do Computador (30 de novembro), os atacantes publicaram todos os dados online, com a mensagem “Happy Cyber Security Day. Added folder full. Case closed”.

A primeira parte dos dados apareceu na dark web a 9 de novembro, em posts que destacavam registos de saúde relacionados com toxicodependência, interrupções de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. A polícia australiana acredita que o grupo de cibercriminosos responsáveis pelo ataque está sediado na Rússia e os analistas comentam que poderá estar ligado ao REvil.

A Medibank declarou que o último post foi “incompleto e de difícil compreensão”, o que poderá indicar alguma perda de interesse por parte dos cibercriminosos devido à ausência de pagamento. “Embora a nossa investigação prossiga, não há sinais de que os dados financeiros ou bancários tenham sido recolhidos”, disse a seguradora citado pela SecurityWeek.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.