Threats

Phishing é a principal ameaça à segurança dos smartphones

De acordo com a Omdia, 24% dos consumidores relatam ter sido vítimas de phishing, a maior ameaça à segurança móvel

21/01/2025

Phishing é a principal ameaça à segurança dos smartphones

Uma nova pesquisa da Omdia revela que os ataques de phishing são a principal ameaça à segurança dos smartphones, com 24% dos entrevistados a indicarem que foram vítimas deste tipo de ataque. 

Os resultados do estudo, que contou com entrevistas a 1.572 consumidores nas Américas, Ásia, Oceania e Europa em outubro de 2024, indicam que, após o phishing, o malware e os vírus são as principais preocupações, seguidos de roubo físico, como furto ou assaltos. A pesquisa, que já vai na quarta edição, destaca ainda que, embora alguns smartphones premium, como o Pixel 9 Pro da Google e o Galaxy S24 da Samsung, apresentem boas características de segurança, todos os dispositivos testados falharam em bloquear eficazmente ataques de phishing, revelando a vulnerabilidade desses aparelhos.

A proteção contra phishing revelou-se um ponto fraco, com os dispositivos a falharem em intercetar com sucesso textos, e-mails ou chamadas fraudulentas. No entanto, as soluções do Google Safe Browsing, disponíveis em alguns dispositivos, demonstraram eficácia ao bloquear links maliciosos e exigiram confirmação do utilizador antes de abrir páginas potencialmente perigosas. Apesar disso, a pesquisa observou falhas nos navegadores de dispositivos como Xiaomi e OnePlus, que não alertaram os utilizadores para links de phishing.

Apesar das recentes proteções implementadas por alguns fabricantes, a Omdia destaca que a proteção contra phishing nunca será 100% eficaz, o que coloca em evidência a gravidade do problema e o impacto que pode ter para os consumidores. Hollie Hennessy, analista principal da Omdia, salienta que, embora os recursos de proteção contra phishing mais avançados sejam uma realidade em alguns dispositivos, os fabricantes devem garantir uma linha de base mais robusta de defesa. “Proteger chamadas de voz e garantir que todos os dispositivos Android utilizem as proteções de navegação segura do Google são passos essenciais”, recomendou o especialista.

A Omdia alerta que a falta de proteção adequada contra ataques de phishing está a diminuir a confiança dos consumidores nas marcas de smartphones. Segundo o analista da Omdia, Aaron West, 73% dos consumidores indicaram que a confiança nas marcas e nos sistemas operacionais diminui após uma falha de segurança. Para melhorar a proteção, a Omdia sugere que os fabricantes adotem padrões mais rigorosos contra phishing e investam em campanhas de sensibilização para preparar os utilizadores.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.