Threats

Operação europeia derruba serviço de mensagens encriptadas utilizada por cibercriminosos

Autoridades da França, Países Baixos, Itália, Lituânia e Espanha, com o suporte da Eurojust e Europol, coordenaram uma operação que culminou na eliminação de um serviço de mensagens encriptadas, amplamente explorado por criminosos

05/12/2024

Operação europeia derruba serviço de mensagens encriptadas utilizada por cibercriminosos

Uma operação internacional, realizada no dia 3 de dezembro, coordenada pelas autoridades da França, Países Baixos, Itália, Lituânica e Espanha, com o apoio da Eurojust e da Europol, resultou no desmantelamento do MATRIX, um sofisticado serviço de mensagens encriptadas utilizado por criminosos.

Inicialmente, o serviço MATRIX foi descoberto pelos Países Baixos num telemóvel de um criminoso condenado por homicídio. Essa descoberta levou a que as autoridades holandesas iniciassem uma investigação em larga escala deste serviço, que se mostrou mais avançado que o Sky ECC ou o EncroChat. A plataforma, desenvolvida por criminosos para criminosos, operada através de mais de 40 servidores espalhados por diferentes países, com servidores chave localizados em França e Alemanha. A adesão a este serviço era restrita a utilizadores convidados.

As autoridades dos Países Baixos e de França colaboraram na condução desta investigação, o que possibilitou a monitorização em tempo real das mensagens. Durante a operação, foram intercetadas mais de 2,3 milhões de mensagens em 33 idiomas, ligadas a crimes graves como tráfico internacional de drogas, tráfico de armas e lavagem de dinheiro.

As ações de desmantelamento do MATRIX culminaram em detenções e buscas em diversos países: em França, um suspeito foi preso e a sua residência revistada; em Espanha, dois indivíduos foram detidos com base num mandado de detenção europeu, e foram realizadas buscas em várias casas. Além disso, os principais servidores da plataforma, localizados em França e Alemanha, foram desativados. A operação alertou os criminosos através de uma página que os notificou sobre a interrupção do serviço.

O serviço foi desmantelado com a ajuda de autoridades de outros países, incluindo Itália, Lituânia e Espanha, revelando-se um exemplo da importância da cooperação internacional no combate ao crime organizado. A Europol continuará a apoiar investigações relacionadas, aproveitando as informações recolhidas durante a fase ativa da operação.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.