Threats

Novo spyware para Android ligado a vulnerabilidade zero-day em processadores

Um novo spyware para Android – intitulado NoviSpy – estará ligado a vulnerabilidades zero-day dos processadores Qualcomm

18/12/2024

Novo spyware para Android ligado a vulnerabilidade zero-day em processadores

Um spyware recentemente descoberto em dispositivos Android – que tem o nome de NoviSpy – terá explorado vulnerabilidades zero-day em processadores da Qualcomm. Este spyware terá sido utilizado pelo governo sérvio para espiar ativistas, protestantes e jornalistas.

Uma destas vulnerabilidades da Qualcomm (CVE-2024-43047) foi marcada como uma vulnerabilidade zero-day ativamente explorada em ciberataques por parte do Google Project Zero e os dispositivos Android receberam uma correção durante o mês de novembro de 2024.

O spyware – que terá sido implementado por autoridades sérvias, com base nas comunicações – foi descoberta pelo Security Lab da Amnistia Internacional num telefone de um jornalista independente.

Após o jornalista ter sido libertado após uma detenção no início do ano, notou que o seu telefone – que foi confiscado inicialmente pelas autoridades policiais – estava a trabalhar de forma estranha e pediu ajuda ao Security Lab. Os investigadores forneceram dados ao Threat Analysis Group da Google que levou à descoberta no driver de Digital Signal Processor da Qualcomm.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.