Threats

Modo restrito USB explorado em ciberataque contra dispositivos Apple

A Apple lançou uma correção urgente para as plataformas iOS e iPadOS e alertou os utilizadores para a exploração de uma vulnerabilidade que permite a um atacante ter acesso a um dispositivo, mesmo quando este está bloqueado

12/02/2025

Modo restrito USB explorado em ciberataque contra dispositivos Apple

A Apple lançou esta semana uma correção urgente para os dispositivos com sistema operativo iOS e iPadOS. A tecnológica de Cupertino alertou, também, que a falha de segurança crítica foi ativamente explorada.

A vulnerabilidade (CVE-2025-24200) permite que um atacante com acesso físico a um iPhone ou iPad bloqueados possa desativar o modo restrito USB para aceder a iPhones sem a nova correção. O problema fica resolvido, segundo a Apple, com as versões 18.3.1 do iOS e iPadOS.

A equipa de segurança da Apple confirma que esta falha levou a “um ataque extremamente sofisticado contra indivíduos específicos”. A Apple não partilhou qualquer tipo de telemetria ou informações que possam ajudar os defensores a procurar por sinais de comprometimento. A vulnerabilidade foi descoberta por Bill Marczak, do The Citizen Lab da Munk School da Universidade de Toronto. A vulnerabilidade terá sido utilizada para vigilância por um Estado-nação.

O modo restrito USB é uma funcionalidade de segurança concebida para bloquear o acesso a dados através da porta Lightning ou USB-C do dispositivo quando este está bloqueado há mais de uma hora.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº22 Fevereiro 2025

IT SECURITY Nº22 Fevereiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.