00dias
00horas
00min.
00seg.

Threats

Milhares de sites WordPress comprometidos com malware DollyWay

As técnicas avançadas utilizadas na campanha permitem comprometer uma rede de sites e redirecionar os utilizadores para páginas fraudulentas

20/03/2025

Milhares de sites WordPress comprometidos com malware DollyWay

Uma sofisticada operação de malware, designada de “DollyWay”, foi responsável por comprometer mais de 20 mil sites de WordPress a nível mundial.

De acordo com a SecurityWeek, a operação é atribuída à VexTrio, uma rede afiliada de cibercriminosos, associada a técnicas de DNS e algoritmos de geração de domínio.

Os sites WordPress são o principal alvo do malware DollyWay. A operação começa com uma cadeia de injeção de quatro estágios, projetada para evitar a deteção. Recorre à função do WordPress para carregar um script com um hash MD5 como identificador do site.wp_enqueue_script. De seguida, o malware carrega scripts que recolhem informações do referenciador e injetam scripts do sistema de direção de tráfego. Estes scripts acabam hospedados em sites comprometidos, com URL como ./wp-content/counts.php?cat=&t=.

Desta forma, as técnicas avançadas da campanha permitem comprometer uma rede de sites e redirecionar os utilizadores para páginas fraudulentas através de redes de corretores de tráfego. O DollyWay atualiza também o WordPress para remover malware concorrente e, desta forma, manter o controlo dos sites comprometidos.

Os investigadores da GoDaddy identificaram os mecanismos sofisticados do malware, que incluíam verificação criptográfica de transferência de dados e processos automáticos de reinfeção que envolvem a randomização do código de forma a evitar a deteção.

O DollyWay é igualmente responsável por injetar backdoors em sites comprometidos, permitindo a execução arbitrária de código PHP, com integridade de dados verificada através de assinaturas criptográficas.

A evolução da operação DollyWay, assim como a persistência e sofisticação da campanha, demonstra a necessidade de uma monitorização contínua e de medidas proativas para proteger os sites WordPress.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº23 Abril 2025

IT SECURITY Nº23 Abril 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.