Threats
No segundo trimestre de 2024, além de a Microsoft se manter como a marca mais imitada, houve novas marcas a ser imitadas pelos cibercriminosos como a Adidas, o WhatsApp e o Instagram
16/08/2024
No segundo trimestre de 2024, a Microsoft continuou a ser a marca que foi mais vezes imitada em ataques de phishing, com 57%, mais de metade de todas as tentativas. A Check Point apresentou o mais recente Ranking de Phishing de Marcas relativo ao segundo trimestre de 2024. O ranking salienta as marcas que foram imitadas mais vezes por cibercriminosos na tentativa de enganar os utilizadores para roubar informações pessoais ou informações de pagamento. A Apple subiu de posição para o segundo lugar do ranking com 10%, saindo da quarta posição que ocupava no primeiro trimestre do ano, e o LinkedIn manteve a sua terceira posição, com 7% das tentativas. No entanto, houve algumas novas entradas na lista, com marcas como a Adidas, o WhatsApp e o Instagram a entrarem na lista das dez marcas mais imitadas pela primeira vez desde 2022. A indústria da tecnologia continuou a ser o setor com mais imitações em ataques de phishing de marca, seguida pelas redes sociais e, por fim, pela banca. “Os ataques de phishing continuam a ser uma das ameaças cibernéticas mais difundidas e são frequente o ponto de entrada para campanhas de maior escala na cadeia de fornecimento. Para se proteger contra-ataques de phishing, os utilizadores devem sempre verificar o endereço de e-mail do remetente, evitar em links não solicitados e ativar a autenticação multifator (MFA) nas suas contas. Além disso, usar software de segurança e mantê-lo atualizado pode ajudar a detetar e bloquear tentativas de phishing”, afirma Omes Dembinsky, Gestor do Grupo de Dados da Check Point Software, em comunicado. |