Threats

Microsoft descobre falha no macOS que permite instalação de rootkits

Vulnerabilidade revelada pela Microsoft podia comprometer a integridade do sistema operacional

16/01/2025

Microsoft descobre falha no macOS que permite instalação de rootkits

A Microsoft revelou uma vulnerabilidade crítica no macOS que permitia que os cibercriminosos, ao executarem processos com privilégios de root, contornassem a Proteção de Integridade do Sistema (SIP) e instalassem rootkits para comprometer partes protegidas do sistema operativo.

Descrita como um “problema de configuração”, esta vulnerabilidade, designada como CVE-2024-44243, foi corrigida no mês passado na atualização macOS Sequoia 15.2. Segundo Jonathan Bar Or, da equipa de Inteligência de Ameaças da Microsoft, citado pelo The Hacker News, a exploração desta vulnerabilidade poderia levar a consequências graves, como a instalação de malware persistente, a manipulação de configurações de segurança e o aumento da superfície de ataque.

Apesar do SIP ser uma camada de segurança projetada para impedir a modificação de partes críticas do macOS, a vulnerabilidade explorava a capacidade do daemon Storage Kit (storagekitd) para contornar essas restrições, permitindo a instalação de outras falhas similares, como as vulnerabilidades Shrootless (CVE-2021-30892) e Migraine (CVE-2023-32369), também identificadas pela Microsoft.

Especialistas alertam para o impacto significativo de uma exploração que comprometa o SIP, visto que muitas medidas de segurança da Apple dependem da sua integridade. Citado pela mesma fonte, Jaron Bradley, diretor do Laboratório de Ameaças da Jamf, sublinhou que a violação deste mecanismo pode permitir que cibercriminosos ocultem ficheiros maliciosos e obtenham um acesso mais detalhado ao sistema, reforçando a necessidade de atualizações regulares de segurança.

Jonathan Bar Or explicou que “se o SIP for ignorado, todo o sistema operativo deixa de ser confiável”, numa declaração publicada pela mesma fonte. Por isso, é recomendado aos utilizadores manter os seus sistemas operativos atualizados para evitar potenciais ataques.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.