Threats

Malware para Linux evitou deteção durante dois anos

Malware utiliza uma técnica de persistência que não está incluída na framework MITRE ATT&CK e tem evitado a deteção desde 2022

27/08/2024

Malware para Linux evitou deteção durante dois anos

Um malware para Linux – intitulado de Sedexp – evitou a deteção desde 2022 através da utilização de uma técnica de persistência que ainda não foi incluída na framework MITRE ATT&CK. O malware foi descoberto pela empresa de gestão de risco Stroz Friedberg.

O Sedexp permite que os seus operadores criem reverse shells para acesso remoto e para prolongar o ataque. Os investigadores indicaram que o Sedexp é uma ameaça avançada que se esconde à vista de todos, uma vez que “a técnica de persistência utilizada (udev rules) não está documentada” na framework referida.

O malware imita processos de sistema legítimos, integrando-se com atividades normais e que tornam a deteção através de métodos convencionais mais difícil. O Sedexp também emprega técnicas de manipulação de memória para esconder qualquer ficheiro que contenham o string “sedexp” de comandos standard como ‘ls’ ou ‘find’.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº19 Agosto 2024

IT SECURITY Nº19 Agosto 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.