Threats

Fortinet corrige falha zero day explorada em ataques reportados no final de 2024

No início de dezembro de 2024 já tinha sido observado um conjunto de intrusões que afetavam os dispositivos Fortinet. Ataques afetavam sobretudo o FortiOS e o FortiProxy

15/01/2025

Fortinet corrige falha zero day explorada em ataques reportados no final de 2024

A Fortinet confirmou esta terça-feira a exploração de uma vulnerabilidade de gravidade crítica em ataques que afetaram o FortiOS e o FortiProxy

A falha, explorada desde o início de dezembro, foi reportada pela empresa de cibersegurança Artic Wolf que, numa publicação na passada sexta-feira, apontou para uma possível exploração generalizada de uma vulnerabilidade de desvio de autenticação que afetava os firewalls FortiGate.

Uma das falha de zero day foi rastreada como CVE-2024-55591 e afeta as versões 7.0.0 a 7.0.16 do FortiOS. A falha também afeta as versões 7.0.0 a 7.0.19 do FortiProxy, bem como as versões 7.2.0 a 7.2.12. Os patches lançados estão disponíveis para as versões afetadas.

A exploração bem-sucedida da falha permitia que um invasor remoto conseguisse obter privilégios de superadministrador ao enviar solicitações especificamente criadas para o módulo websocket Node.js.

No início de dezembro, a Arctic Wolf Labs observou um conjunto de intrusões que afetavam dezenas de dispositivos Fortinet num curto espaço de tempo”, revelou a empresa que terá reportado o caso à própria Fortinet.

Num comunicado a que a CRN teve acesso, a Fortinet afirmou estar “a comunicar proativamente com os clientes para fornecer orientação” sobre a vulnerabilidade em causa, incluindo “soluções alternativas para ajudar os clientes a mitigarem os riscos”.

 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.