Threats

Cibergrupo russo deverá estar por trás de ataque ao TeamViewer

Segundo relatórios, o grupo russo APT29 é responsável pelo ataque feito à rede empresarial da TeamViewer

01/07/2024

Cibergrupo russo deverá estar por trás de ataque ao TeamViewer

De acordo com um comunicado divulgado no site da TeamViewer, a equipa de segurança da empresa detetou uma irregularidade no ambiente interno de IT da organização no dia 26 de junho.

O ambiente de IT empresarial da TeamViewer é completamente independente do ambiente do produto”, afirma a empresa. “Não há provas que sugira que o ambiente do produto ou que os dados dos clientes tenham sido afetados. As investigações estão a decorrer e o nosso principal foco continua a ser manter a integridade dos nossos sistemas”.

Na quinta-feira, um utilizador na rede Mastodon relatou que a equipa de inteligência de ameaças da NCC Group está a alertar os clientes das empresas de cibersegurança sobre uma ameaça significativa na plataforma de acesso remoto e o suporte da TeamViewer por um grupo APT.

Um utilizador afirmou que o Health Information Sharing and Analysis Center (Health-ISAC) emitiu um alerta informando que a empresa tomou conhecimento, através de um parceiro, de que o grupo de cibercriminosos russo APT29 é responsável pelo ataque e pela exploração do sistema da TeamViewer.

A Health-ISAC sugere a análise dos registos para detetar qualquer tráfego invulgar relacionado com os ambientes de trabalho remoto. Os cibercriminosos têm sido observados a utilizar ferramentas de acesso remoto”, refere a organização.

O grupo de cibercriminosos APT29 é um grupo apoiado pelo estado russo conhecido pelos seus ataques de alto impacto que têm como alvo empresas importantes.

Nos últimos anos, a TeamViewer tem sido atacada por cibercriminosos para espiar os utilizadores, incluindo oficiais do governo.

Em 2019, a organização confirmou que foi atacada em 2016, mas mencionou que a decisão de não comunicar o incidente na época foi tomada após concluir que não implicava qualquer risco para os clientes. Acredita-se que os responsáveis por esse ataque operavam a partir da China.

Relativamente à recente ameaça, a TeamViewer assegurou que será transparente e irá apresentar atualizações sobre o incidente à medida que a investigação avança.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.