Threats

Cibercriminosos recorrem a infostealers ocultos no YouTube e Google para espalhar malware

Os cibercriminosos distribuem malware disfarçado com o objetivo de roubar dados sensíveis dos utilizadores em plataformas populares

17/01/2025

Cibercriminosos recorrem a infostealers ocultos no YouTube e Google para espalhar malware

A Trend Micro identificou uma nova campanha maliciosa em que os cibercriminosos utilizam o YouTube e os resultados de pesquisa do Google para espalhar malware de roubo de informações, como Lumma e Vidar.

Os cibercriminosos criam vídeos tutoriais aparentemente legítimos sobre a instalação de software, mas escondem links maliciosos nas descrições e comentários. Já no Google, manipulam os resultados de pesquisa para que os utilizadores descarreguem ficheiros fraudulentos.

Segundo a Trend Micro, os cibercriminosos recorrem a serviços de hospedagem de arquivos legítimos, como Mediafire e Mega.nz, para dificultar a deteção e remoção do malware. Além disso, os ficheiros maliciosos estão protegidos por palavra-passe e codificados, o que torna a sua análise mais complexa e permite que evitem mecanismos de segurança.

Após a infeção, o malware exfiltra dados sensíveis dos navegadores, incluindo credenciais e informações financeiras. Além do Lumma e do Vidar, foram identificados outros infostealers, como PrivateLoader, MarsStealer, Amadey e Pengish, nos downloads fraudulentos promovidos nas plataformas afetadas.

A campanha tem semelhanças com outra identificada há cerca de um ano, que distribuía o Lumma Stealer através de canais do YouTube comprometidos. Embora a Trend Micro não tenha confirmado uma ligação direta entre as duas campanhas, os investigadores apontam para uma evolução na variedade de malware utilizado e nas técnicas de evasão.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

IT SECURITY Nº21 Dezembro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.