Threats

Cerca de 60 mil e-mails exfiltrados em alegada operação cibercriminosa chinesa

O Departamento de Estado dos EUA revela que foram exfiltrados 60 mil e-mails, nenhum deles confidencial, num ataque alegadamente encetado por cibercriminosos chineses

03/10/2023

Cerca de 60 mil e-mails exfiltrados em alegada operação cibercriminosa chinesa

O Departamento de Estado dos EUA afirma que, num ataque que a Microsoft atribuiu à China, os cibercriminosos exfiltraram cerca de 60 mil e-mails, embora nenhum deles seja confidencial.

Em julho, a Microsoft revelou que um grupo de cibercriminosos chinês atacou a sua plataforma de e-mail, tendo acedido a mensagens de cerca de 25 organizações, incluindo agências governamentais norte-americanas. 

“Foram aproximadamente 60 mil e-mails não confidenciais que foram divulgados como parte dessa violação”, afirma Matthew Miller, porta-voz do Departamento de Estado, aos repórteres. “Os sistemas classificados não foram hackeados. Isso está relacionado apenas com o sistema não classificado”.

Segundo Miller, apesar de o Departamento de Estado não ter atribuído formalmente a culpa, este não tem motivos para duvidar da conclusão retirada pela Microsoft sobre o grupo de cibercriminosos ser da China.

Também em julho, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, levantou esta questão dos cibercriminosos num encontro com o alto funcionário da China Wang Yi em Jacarta, lateralmente a uma reunião no Sudeste Asiático. Segundo Blinken, a China está determinada em substituir os Estados Unidos como a maior potência mundial, sendo a sua principal concorrente.

Num relatório, o Departamento de Estado alerta para os esforços da China na esfera da informação, afirmando que o “autoritarismo digital” e a desinformação do país são capazes de remodelar o mundo caso não sejam controlados.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.