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A instituição bancária garantiu que o episódio não afetou a segurança e eficiência dos serviços prestados. Ataque não foi reivindicado por nenhum grupo
19/01/2024
O Banco Nacional de Angola foi alvo de um ciberataque na primeira semana do ano. Num comunicado divulgado esta semana, a instituição revela que o episódio teve lugar no dia 6 de janeiro, tendo sido mitigado “sem impactos significativos na sua infraestrutura e dados”. O banco, que é responsável pela gestão de mais de 10 mil milhões de dólares em ativos e reporta uma receita anual na ordem dos 600 milhões de dólares, garantiu que o acesso às infraestruturas tecnológicas e “a prestação segura e eficiente dos serviços institucionais foram assegurados de forma controlada”. O ataque não foi reivindicado por nenhum grupo ou indivíduo. No entanto, e de acordo com o The Record, terão sido oferecidos acessos aos sistemas do banco, em 2022, no fórum de cibercrime Exploit. “O Banco Nacional de Angola, enquanto autoridade responsável pela estabilidade e resiliência operacional do sistema financeiro angolano, continuará a assegurar as medidas necessárias, visando garantir a segurança, integridade, fiabilidade e disponibilidade dos sistemas de informação das instituições financeiras, que estão a funcionar com normalidade”, reforçou a instituição. |