00dias
00horas
00min.
00seg.

Threats

Atlassian e Cisco corrigem falhas críticas que permitem execução remota de código

A Atlassian e a Cisco lançaram atualizações de segurança para corrigir vulnerabilidades graves que permitiam ataques de negação de serviço e execução remota de código

21/04/2025

Atlassian e Cisco corrigem falhas críticas que permitem execução remota de código

A Atlassian e a Cisco anunciaram esta semana o lançamento de atualizações de segurança que corrigem várias vulnerabilidades de alta gravidade nos seus produtos, algumas das quais permitiam a execução remota de código por parte de atacantes.

No caso da Atlassian, foram lançadas sete atualizações destinadas a resolver quatro falhas de segurança críticas em componentes de terceiros utilizados nas plataformas Bamboo, Confluence e Jira. Entre estas, encontram-se vulnerabilidades que já eram conhecidas publicamente há quase seis anos.

Uma das correções mais relevantes abordou uma vulnerabilidade de negação de serviço (DoS) no Netplex Json-smart, que podia ser explorada sem necessidade de autenticação. Este problema, identificado como CVE-2024-57699, afetava o Bamboo Data Center and Server, o Jira Data Center and Server, e o Jira Service Management Data Center and Server.

Outras atualizações para o Jira e Jira Service Management resolveram uma falha de injeção de entidades externas em XML (XXE), classificada como CVE-2021-33813, que também resultava numa condição DoS.

O Confluence Data Center and Server recebeu igualmente atualizações para duas vulnerabilidades: uma falha de DoS na framework Netty e outra de tipo XXE numa biblioteca de terceiros.

Já a Cisco emitiu correções para três vulnerabilidades nas suas soluções Webex, Secure Network Analytics e Nexus Dashboard. Na aplicação Webex, foi corrigida uma falha de alta gravidade que permitia a execução remota de código arbitrário. O ataque podia ser desencadeado se um utilizador fosse induzido a clicar num link de convite para reunião malicioso, levando ao download de ficheiros não autorizados.

As versões 7.5.0, 7.5.1 e 7.5.2 do Secure Network Analytics foram atualizadas para corrigir uma vulnerabilidade de gravidade média que possibilitava a atacantes autenticados obter acesso à Shell com privilégios de root.

No Nexus Dashboard, foi resolvida uma falha também de gravidade média, que permitia a atacantes remotos não autenticados identificar nomes de utilizadores válidos em contas LDAP.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº23 Abril 2025

IT SECURITY Nº23 Abril 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.