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A Sophos divulgou aquelas que diz serem as dez técnicas mais utilizadas para pressionar as vítimas de ransomware a pagar o respetivo resgate
05/11/2021
A Sophos publicou o artigo “The Top 10 Ways Ransomware Operators Ramp Up the Pressure to Pay”, onde detalha como os atacantes de ransomware estão a implementar uma vasta diversidade de táticas sem escrúpulos para pressionar e persuadir as suas vítimas a pagar o resgate. O artigo da Sophos baseia-se em provas e contributos da equipa Rapid Response da Sophos, que trabalha 24/7 para ajudar organizações que estejam a ser alvo de um ciberataque ativo. O artigo evidencia também a alteração das técnicas de pressão utilizadas no ransomware, que evoluíram da encriptação de dados para passar a incluir outros pain points, nomeadamente o assédio de colaboradores. “Desde que as organizações começaram a melhorar os seus sistemas de backup de dados e a ser capazes de restaurar ficheiros encriptados, os atacantes começaram a complementar as suas exigências de resgate com outras medidas de extorsão para aumentar a pressão para pagar”, declarou Peter Mackenzie, Director, Incident Response da Sophos, em comunicado. “A equipa Rapid Response da Sophos tem assistido, por exemplo, a casos em que os atacantes enviam emails ou telefonam aos colaboradores da empresa sob ataque, tratando-os pelo seu nome e partilhando informações pessoais que roubaram – como ações disciplinares ou a informação no seu passaporte –, com o objetivo de os assustar e os forçar a exigir ao seu empregador o pagamento do resgate. Este tipo de comportamento mostra como o ransomware passou de um ataque meramente técnico, que visava sistemas e dados, para um ataque que também aponta a pessoas”. Segundo a Sophos, estas são as dez formas mais utilizadas para aumentar a pressão sobre as vítimas de ransomware, na tentativa de as forçar a pagar o resgate:
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