Threats

Alemanha acusa grupo russo de estar por detrás de ciberataques à NATO e à UE

No início deste ano, Berlim acusou a Rússia de realizar vários ataques contra o partido que está no governo alemão e contra empresas de diversos setores, como aeroespacial e IT

10/09/2024

Alemanha acusa grupo russo de estar por detrás de ciberataques à NATO e à UE

A agência de informação interna alemã denunciou um grupo de cibercriminosos que pertence à unidade 29155 dos serviços secretos militares russos (GRU), acusando o grupo de realizar ciberataques contra países pertencentes à NATO e à União Europeia.

Num comunicado publicado na rede social X, o Gabinete Federal para a Proteção da Constituição alemão declarou que emitia este aviso contra o grupo conhecido como UNC2589 em conjunto com o FBI, a CISA, a NSA e outras agências internacionais.

No aviso, a agência de informação afirmou que o grupo, também conhecido como Cadet Blizzard ou Ember Bear, conduz atividades com o objetivo de espionagem e sabotagem que envolvem a alteração de sites e a publicação de dados roubados.

De acordo com a agência, a unidade GRU à qual pertence o grupo de cibercriminosos é conhecida por possivelmente ter contribuído para o envenenamento do ex-agente duplo russo Sergei Skripal e da sua filha Yulia em 2018.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.