Opinion
A capacidade de gerir de forma eficaz a infraestrutura tecnológica, incluindo sistemas, aplicações, bases de dados ou soluções de segurança, entre outros, é essencial para manter a continuidade dos negócios, cada vez mais digitais, e sustentar o crescimento das empresas, independentemente da sua dimensão, num mercado global altamente competitivo
Por Pedro Rocha, CTO da Oramix . 02/07/2024
Imagine que a sua empresa está a crescer rapidamente. À medida que o número de clientes aumenta, também cresce a necessidade de ter uma infraestrutura de TI mais robusta. No entanto, contratar uma equipa interna especializada em TI pode ser caro e demorar tempo, até porque como sabemos há falta de recursos especializados no mercado. É aqui que os Managed Services Providers (MSP) ou Prestadores de Serviços Geridos entram em campo, de modo totalmente remoto. Estamos a falar de equipas de profissionais especializados disponíveis sempre que precisa, sem ter de lidar com o processo de recrutamento ou formação. São muitos os benefícios que as empresas obtêm ao estabelecer parcerias com MSPs, permitindo-lhes maximizar o seu potencial interno, estimular a inovação, alcançar vantagens competitivas e maior resiliência. Na prática, estes parceiros atuam como uma extensão dos departamentos de TI das empresas, assumindo as responsabilidades da gestão de ativos tecnológicos, incluindo segurança, backups, infraestruturas, bases de dados e o seu desempenho, apoio na virtualização, gestão de sistemas e aplicações, entre outros. Por exemplo, uma empresa de consultoria financeira, em que a equipa de TI dedicava uma parte significativa do seu tempo à manutenção da infraestrutura tecnológica, após contratar um MSP, passa a libertar horas da equipa técnica para atividades mais estratégicas, como o desenvolvimento e implementação de soluções que permitam melhorar o desempenho das equipas operacionais. Ao trabalhar com um MSP, as empresas têm acesso a profissionais especializados que podem estar disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, o que é especialmente relevante num momento em que o mercado enfrenta uma escassez de recursos técnicos. Desta forma, as empresas conseguem maximizar a eficiência dos processos, adaptando-se rapidamente à mudança, sem a preocupação de reforçar o seu quadro de pessoal. Uma equipa de Serviços Geridos, responsável por manter as infraestruturas tecnológicas funcionais, e aqui falamos da evolução de versões, aplicação de patching, backups, gestão de capacidade, entre outros, permitirá libertar a equipa de TI interna para atividades mais estratégias, que requeiram conhecimento sobre o funcionamento das operações e das políticas e processos internos da organização, sem a preocupação de ser confrontado com uma infraestrutura indisponível, desatualizada ou pouco funcional. Na mesma linha, um parceiro MSP com competências alargadas pode pontuar positivamente a estratégia de uma empresa garantindo, por exemplo, a realização de auditorias regulares de segurança, testes de penetração e monitorização de ameaças de modo continuado. Esta abordagem proativa ajuda a empresa a mitigar potenciais vulnerabilidades e a manter os dados seguros, construindo assim uma reputação de confiança no mercado. Tudo isto enquanto mantêm os custos sob controlo. Ao eleger um MPS é importante verificar se o parceiro possui especialização e certificações relevantes para o seu ecossistema, e ter um conhecimento claro dos serviços disponibilizados, dos custos associados e dos processos para resolução de problemas. A parceria com MSPs representa uma estratégia fundamental para as empresas que desejam maximizar a eficiência, segurança e inovação em suas operações de TI. Ao delegar a gestão de infraestruturas tecnológicas a profissionais especializados, as empresas podem focar-se nas suas competências principais, fomentar a inovação e obter vantagens competitivas. |