Opinion

A importância da Continuidade do Negócio para a Ciber-resiliência

O que é a continuidade do negócio?

Por Nuno Silva, Security & Business Resilience, Offer Lead, Inetum . 16/12/2022

A importância da Continuidade do Negócio para a Ciber-resiliência

Continuidade do Negócio tem como principal objetivo assegurar a continuidade das atividades críticas na ocorrência de um incidente disruptivo, através da implementação de soluções de prevenção, resposta e recuperação nas quatro principais vertentes de suporte ao negócio – Pessoas, Sistemas de Informação, Instalações e Fornecedores.

As organizações que implementam a Gestão da Continuidade do Negócio tornam-se mais resilientes e conseguem recuperar de forma mais rápida e manter, em caso de incidente, as suas operações críticas em serviços mínimos

A continuidade do negócio e a cibersegurança

Vivemos numa era digital em que, cada vez mais, as organizações operacionalizam a sua estratégia de negócio em tecnologia, com o objetivo de otimizar a eficiência e qualidade dos serviços e produtos.

Esta realidade lança novos riscos às organizações, nomeadamente ao nível da cibersegurança, levando a que as ameaças de cibersegurança sejam uma preocupação crescente das organizações. O impacto de um incidente desta natureza pode, não só, conduzir à indisponibilidade dos sistemas, como levar a perdas de reputação, perdas financeiras e perdas operacionais significativas, decorrentes da interrupção das atividades críticas de negócio.

Neste sentido, a cibersegurança tornou-se uma componente crítica da função de Continuidade do Negócio e IT Disaster Recovery, nomeadamente, na incorporação do processo de identificação, gestão e mitigação de riscos de cibersegurança para o planeamento e operação do programa de Continuidade do Negócio e IT Disaster Recovery.

Apesar dos riscos de cibersegurança estarem no topo das agendas de risco corporativo, os incidentes de cibersegurança apresentam uma tendência de crescimento, destacando-se no panorama atual pelos seus potenciais impactos, o ataque de Ransomware.

Sabia que as soluções de IT Disaster Recovery são o principal mecanismo de recuperação dos Sistemas de Informação para as organizações que sofrem este tipo de ataque?

De que forma a continuidade do negócio pode aumentar a ciber-resiliência?

Face a estes novos desafios da cibersegurança, os planos e procedimentos de Continuidade do Negócio deverão incluir os mecanismos específicos de resposta, como por exemplo, saber responder a eventos de ransomware ou data breach.

A Continuidade do Negócio pode ser a chave para que as organizações compreendam e mitiguem os riscos que podem afetar a sua atividade, implementem uma estratégia de prevenção e recuperação que diminua a probabilidade de ocorrência, e minimizem o impacto de um incidente de cibersegurança.

Além da definição de Planos e Procedimentos específicos para incidentes de cibersegurança, a Continuidade do Negócio endereça ainda atividades fundamentais:

  • Inputs
    • Análise de Impacto no Negócio: Identificar as funções críticas e o respetivo impacto de indisponibilidade;

    • Avaliação do Risco: Identificar, analisar e avaliar a exposição ao risco de eventos disruptivos;

    • Estratégia de Prevenção e Recuperação: Definir e implementar controlos preventivos para reduzir a exposição ao risco relacionado com eventos disruptivos e soluções de recuperação das funções críticas nas vertentes de Pessoas, Tecnológica, Instalações e Fornecedores.

  • Outputs 
    • Testes: Treinar a resposta integrada a eventos disruptivos de cibersegurança;

    • Planos de Resposta: Definir planos e procedimentos específicos a incidentes de cibersegurança; 

    • Planos de Comunicação: Definir estratégia de comunicação orientadas a eventos de cibersegurança.

Com a implementação da Gestão da Continuidade do Negócio, as organizações passam a dispor de um modelo de resposta integrado a incidentes disruptivos e a planos de gestão de crise, fundamentais para assegurar uma comunicação efetiva com os stakeholders e minimizar perdas de reputação.

Como implementar?

A Continuidade do Negócio é uma das claras respostas aos desafios impostos pela cibersegurança, pelos requisitos legais e pela necessidade emergente das organizações serem resilientes. A abordagem para a implementação de um Sistema de Gestão de Continuidade do Negócio deve ser baseada nos requisitos definidos pela norma de referência ISO 22301:2019 e complementada com o alinhamento de standards relevantes nas temáticas de IT Disaster Recovery (ISO 27031:2011), Segurança e Privacidade (ISO 27001:2022) e de Gestão de Risco (ISO 31000:2018), Considera que a sua Organização é resiliente o suficiente para recuperar um incidente de cibersegurança?


RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.