ITS Conf

Redshift: “As decisões estratégicas podem ter um impacto profundo nos níveis de risco de segurança” (com vídeo)

“Get Ahead of Present and Future Attacks with Threat Intelligence” foi o tema que Neftali Mañes, Sales Engineer Iberia da Recorded Future, trouxe para a 3ª edição da IT Security Conference, onde destacou a importância da inteligência de ameaças para antecipar e responder a ciberataques

30/10/2024

Redshift: “As decisões estratégicas podem ter um impacto profundo nos níveis de risco de segurança” (com vídeo)

A programação da manhã da IT Security Conference 2024 encerrou com a apresentação de Neftali Mañes, Sales Engineer Iberia da Recorded Future, em representação da Redshift, onde sublinhou que o tempo é um recurso valioso na luta contra as ciberameaças, além de dar destaque à importância de integrar soluções de inteligência para melhorar a visibilidade e a capacidade de resposta, permitindo-lhes enfrentar desafios emergentes no ambiente de segurança digital.

O tempo como chave para o sucesso

“O tempo é provavelmente o bem mais valioso que temos. É a chave para tudo”, revelou Nelftali Mañes. Esta é uma afirmação que ecoa num ambiente onde os profissionais de cibersegurança enfrentam um desafio constante: a necessidade de entender e mitigar as ameaças emergentes que podem afetar todos os níveis de uma organização.

Os profissionais de cibersegurança estão frequentemente sobrecarregados, uma vez que têm de “gerar resíduos operacionais, utilizar frameworks comuns para melhorar o risco de segurança”, sendo que “estão sempre a ser bombardeados com ataques, alertas e com muitas tarefas para executar”. Por isso, embora a luta contra essas ameaças seja admirável, muitos estão, na verdade, de acordo com o especialista, numa “numa situação desvantajosa”.

Segundo Neftali Mañes, esta desvantagem deve-se ao facto de os atacantes terem tempo para experimentar táticas, enquanto as equipas de segurança lutam para reagir às rápidas mudanças nas tecnologias de defesa. O orador destacou a importância de ser “estratégico em vez de tático”, afirmando que a proatividade é essencial para enfrentar a complexidade da segurança digital. “Num bom ambiente, as decisões estratégicas podem ter um impacto profundo nos níveis de risco de segurança”, reforçou.

A necessidade de inteligência contextual

Neftali Mañes destacou a importância de uma inteligência contextual que vá além dos dados brutos. “A inteligência é a diferença entre um médico e um médico que pode fazer um bom diagnóstico”, exemplificou, sublinhando que a inteligência combina informação com contexto para decisões mais eficazes. No entanto, transformar dados em inteligência útil exige profissionais qualificados em tempo real, um desafio para equipas com recursos limitados.

O orador argumentou ainda que a transformação de dados em informações relevantes e acionáveis requer tempo e um esforço contínuo para garantir que a informação seja compreensível e esteja relacionada ao contexto específico de cada organização. “A inteligência deve ser fiável, completa e, claro, acionável”, acrescentou, ressaltando que, para criar inteligência quase em tempo real, é fundamental integrar diferentes fontes e perspetivas, sempre com evidências que sustentem as decisões.

Soluções para aumentar a eficiência

De acordo com o Sales Engineer Iberia da Recorded Future, a empresa tem-se dedicado à criação de um gráfico de inteligência que conecta entidades e objetos visíveis na Internet, permitindo decisões informadas num ambiente dinâmico. “Temos 100 mil entidades adicionadas ao gráfico todos os dias”, afirmou Neftali Mañes. A Recorded Future processa diariamente mais de 500 mil exemplos de malware e monitora mais de 4.000 autores de conteúdo online, para garantir aos clientes acesso a informações atualizadas.

Esta abordagem amplia a visibilidade e o entendimento dos riscos, oferecendo uma base sólida para decisões. “Queremos dar-lhes tempo e visibilidade para detetar e corrigir”, disse Mañes, destacando que a Recorded Future detalha cada fio de informação para acelerar respostas. “Processamos cada fonte para transformá-la em inteligência”, acrescentou, explicando que essa integração reduz riscos e fornece dados acionáveis num formato acessível, fortalecendo a proteção das organizações.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.