00dias
00horas
00min.
00seg.

iTech

Fortinet revoluciona operações de segurança com novos avanços no FortiAnalyzer

A Fortinet lança melhorias no FortiAnalyzer, incluindo um data lake unificado e deteção avançada de ameaças, para simplificar e automatizar as operações de segurança

18/03/2025

Fortinet revoluciona operações de segurança com novos avanços no FortiAnalyzer

A Fortinet anunciou melhorias significativas na solução FortiAnalyzer, reforçando o seu papel na aceleração e otimização das operações de segurança através de uma plataforma híbrida única e pronta a utilizar, especialmente desenvolvida para empresas de média dimensão e equipas que enfrentam a escassez de competências em cibersegurança.

O FortiAnalyzer funciona como um ponto de entrada simplificado, permitindo expandir o centro de operações de segurança (SOC) de uma organização e garantir cobertura abrangente para ambientes on-premises e cloud, a partir de uma única plataforma.

As equipas de segurança estão sobrecarregadas e, ainda assim, espera-se que defendam as suas organizações contra ameaças cada vez mais complexas e direcionadas”, afirma Nirav Shah, Vice-Presidente Sénior de Produtos e Soluções da Fortinet. “Com os mais recentes avanços do FortiAnalyzer, eliminámos a necessidade de ferramentas adicionais de SecOps, tornando-o na plataforma pronta a utilizar, ideal para operações de segurança baseadas em Inteligência Artificial (IA), tanto em ambientes on-premises como na cloud. Esta inovação representa uma mudança de paradigma para equipas de segurança reduzidas, permitindo-lhes melhorar a deteção de ameaças, automatizar a resposta a incidentes e simplificar as funções críticas das operações de segurança a partir de uma única plataforma”.

A solução foi aprimorada com um data lake unificado que consolida registos de segurança e rede, proporcionando visibilidade centralizada e insights mais detalhados sobre ameaças, vulnerabilidades e hosts comprometidos.

Além disso, a deteção avançada de ameaças, impulsionada pela IA dos FortiGuard Labs, permite identificar e mitigar vulnerabilidades de forma rápida, recorrendo a análises contextuais e a deteções baseadas em Zero Trust Network Access (ZTNA).

A resposta automatizada a incidentes foi reforçada com pacotes SOC pré-construídos e conectores expandidos, permitindo uma integração mais abrangente com diversas soluções e reduzindo os tempos de resposta e a necessidade de intervenção manual.

A integração nativa com a Fortinet Security Fabric assegura uma proteção unificada, enquanto a compatibilidade com dispositivos de terceiros facilita a implementação.

Por fim, a assistência de inteligência artificial generativa do FortiAI acelera investigações e respostas a ameaças, maximizando a eficiência das equipas de segurança.

Através destas inovações, o FortiAnalyzer capacita equipas de segurança reduzidas a gerir ambientes híbridos com a mesma eficácia de grandes equipas de operações de segurança, sem necessidade de pessoal extensivo ou múltiplas ferramentas de segurança.

Ao tirar partido da automação baseada em IA, o FortiAnalyzer permite que as organizações maximizem a eficiência em escala, reduzindo a complexidade e garantindo deteções mais rápidas, respostas mais inteligentes e menor risco numa plataforma unificada.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº23 Abril 2025

IT SECURITY Nº23 Abril 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.