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Ciberataques: quatro dicas para se proteger nos aeroportos

O risco de sofrer um cibertaque no aeroporto intensificou-se nos últimos anos e é importante adotar medidas para proteger os seus dados

24/12/2019

Ciberataques: quatro dicas para se proteger nos aeroportos

Com a chegada do Natal e da época festiva, muitos são aqueles que viajam e utilizam os serviços de aeroporto para visitar a sua família ou para, simplesmente, passar uns dias fora do seu país.

A segurança dos dados é crucial num espaço como o aeroporto, mas com o aumento dos dispositivos IoT, a utilização de smarthphones para realizar acreditações e a geocalização personalizada dos passageiros, os sistemas de informação conectados do próprio aeroporto e a digitalização dos serviços oferecidos por cada companhia aérea, a maioria dos passageiros acaba por ficar mais vulnerável aos ataques de cibercriminosos que chegam nos aeroportos, um alvo fácil.

“O nível de perigo de ciberataques é, pelo menos, quatro vezes maior do que era há três anos” refere Brian Schippers, Sales Enginner da Sophos, líder global em segurança para proteção de redes e endpoints.

A Sophos destaca, ainda, quatro pontos a que devemos estar atentos:

  • Carregar o seu dispositivo via USB: caso, opte por carregar o seu smarthphone ou tablet num posto de carregamento com USB, é importante configurar o modo de acesso desta conexão, evitando assim a transferência dos seus dados.
  • Conexões de Wi-Fi abertas: é necessária uma atenção redobrada a estas ferramentas de spoofing, pois muitas das vezes apresentam um nome de rede ou SSID conhecido, fazendo com que os utilizadores se conectem e exponham assim os seus dados. É preciso, então, que as ferramentas de segurança detetem estes casos e lhes bloqueiem o acesso à rede.
  • Phishing e Smishing: 93% dos ataques à segurança dos nossos dados começa com com email ou SMS da companhia aérea que nos leva a carregar num link fraudulento. O Intercept X, uma solução de nova geração da Sophos, pode ser a chave para enfrentar ransomware, exploits e outros tipos de ameaças mais avançadas.
  • Erros humanos: é importante que os passageiros protejam os seus portáteis e smartphones com palavras-passe de bloqueio, caso ocorra a perda ou roubo destes dispositivos.

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