Compliance

Líderes de gestão de risco enfrentam desafios com falta de transparência de ferramentas GRC

Os líderes de gestão de risco empresarial têm à sua disposição três tipos de ferramentas de GRC: empresariais, agile e disruptivas

17/10/2024

Líderes de gestão de risco enfrentam desafios com falta de transparência de ferramentas GRC

Segundo a Gartner, os líderes de gestão de risco empresarial (ERM) devem entender as quatro categorias de preços das ferramentas de gestão, risco e conformidade (GRC) e precisam de aplicar uma estrutura de delimitação para estimar melhor os custos antes de escolher um fornecedor, devido à grande variação de preços das soluções de GRC.

Não existem atalhos para evitar demonstrações e processos de vendas demorados”, refere Joel Backaler, Director Analyst da Gartner Audit & Risk Practice. “No entanto, entender as quatro categorias de preços em que os fornecedores geralmente se enquadram e aplicar uma estrutura de intenção de acordo, pode economizar tempo e restringir o fofo de uma RFP a fornecedores que provavelmente encaixam as restrições de orçamento”.

As soluções empresariais de gestão, risco e conformidade tendem a ser mais caras e são mais adequadas para empresas grandes e complexas que precisam de uma plataforma abrangente para gerir um espetro de atividades de risco e conformidade nas suas equipas de garantia. Normalmente, estas soluções oferecem diversas opções de personalização, suporte para múltiplos módulos de risco e capacidades analíticas avançadas.

As ferramentas Agile GRC representam uma alternativa mais acessível às soluções empresariais, disponibilizando funcionalidades essenciais com uma implementação e escalabilidade mais simples. Estas ferramentas são indicadas para empresas de média e grande dimensão que precisam de uma gestão eficaz do risco e conformidade, com menor complexidade e custos mais baixos.

Os fornecedores de ferramentas GRC disruptivos são participantes emergentes no mercado, frequentemente fundados por antigos líderes de empresas de GRC estabelecidas. Estes fornecedores identificam lacunas no mercado e têm a intenção de preenchê-las através da tecnologia mais recente e uma maior facilidade de cooperação de dados.

A utilização de ferramentas disruptivas também podem permitir que os diretores de ERM tenham acesso a novas funcionalidades de forma mais acessível, ao influenciar o plano de desenvolvimento de produtos do fornecedor”, acrescenta Backaler.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.