Compliance
A entidade de proteção de dados do Reino Unido reconsiderou a multa a aplicar à companhia aérea e fixou o valor nos 20 milhões de libras, cerca de 22,1 milhões de euros
19/10/2020
A 6 de setembro de 2018, a British Airways anunciou que os seus sistemas tinham sido hackeados, o que resultou no roubo de informação de cerca de 400 mil clientes. O ataque em si ocorreu em junho do mesmo ano e a companhia aérea só tomou conhecimento do ataque depois de ser notificada por uma outra entidade. Agora, a ICO, a entidade britânica para a proteção de dados, decidiu multar a British Airways em 20 milhões de libras (cerca de 22,1 milhões de euros) por ter falhado a proteção dos detalhes pessoais e financeiros dos seus clientes. No entanto, a multa acaba por ser – em parte – uma boa notícia para a companhia aérea: em julho de 2019, a ICO propôs multar a British Airways com 183,39 milhões de libras (mais de 200 milhões de euros) pelo data breach. A multa seguiu as linhas do RGPD, uma vez que o Reino Unido ainda fazia parte da União Europeia na altura do ciberataque. A multa terá sido aprovada por outras entidades de proteção de dados de outros países pertencentes à União Europeia. |