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A implementação do Sophos MDR permitiu à Autozitânia contar com uma equipa de especialistas da Sophos que monitoriza e neutraliza possíveis ameaças, permitindo que as equipas de IT da organização se foquem noutras questões
Por Marta Quaresma Ferreira . 13/12/2023
A Autozitânia procurava uma solução para prevenir possíveis ciberataques que pudessem pôr em causa a continuidade das operações e da qualidade do serviço prestado aos clientes. De forma a reagirem às ameaças de forma célebre, a empresa de importação e distribuição de peças de automóveis optou pela implementação de um Centro de Operações de Segurança (SOC) externo. “Apesar de na Autozitânia termos uma equipa de IT estruturada, o volume de projetos e solicitações a que a nossa equipa é exposta diariamente não se alinhava com uma gestão interna dos desafios da cibersegurança. Atualmente, entendemos que esta área obriga a uma atenção 24/7 e a um investimento sistemático na obtenção de conhecimento, que seriam impossíveis com os nossos recursos internos, e foi maioritariamente isso que nos fez decidir por externalizar”, começa por explicar José Mendes, IT Manager da Autozitânia. A solução encontrada e a sua implementaçãoA escolha recaiu na solução Sophos Managed Detection and Response (MDR), apresentada pela Inovflow, com garantias de cobertura 24/7 ao nível da cibersegurança. Para Victor Hugo, Business Developer da Inovflow, a implementação do Sophos MDR permitiu à Autozitânia “fazer uma avaliação ao estado da sua segurança para, posteriormente, e com as devidas medidas corretivas, alinhar o caminho em conjunto”. “A Sophos disponibilizou à Autozitânia uma equipa de especialistas dedicados e com experiência, que impede os ataques avançados e toma as medidas necessárias para neutralizar as possíveis ameaças antes que estas causem impacto nas operações e comprometam informação sensível”, acrescenta Bernardete Carvalho, Territory Account Manager da Sophos. Esta solução veio também ajudar a Autozitânia a agilizar a complexidade inerente ao recrutamento, formação e manutenção de equipas de analistas. “A tentativa de criar um centro de operações de segurança completo e a realidade de gerir a sua própria oferta de cibersegurança como serviço está simplesmente fora do alcance de praticamente todas as organizações de TI, e nisto o Sophos MDR pode ajudar”, refere Bernardete Carvalho. A implementação da solução ocorre de forma “rápida, fácil, user-friendly” e é totalmente administrada a partir da consola de gestão única e integrada - a Sophos Central. Entre as várias vantagens do Sophos MDR destacam- se: o serviço de deteção e resposta 24/7, 365 dias por ano; tempo de resposta médio de 38 minutos em resolução de incidentes; e relatórios semanais e mensais. “Mesmo com muitas camadas de segurança, existe sempre a possibilidade de ocorrer um ataque, e nisto o Sophos MDR também é um bom apoio, devido à rápida reação e resolução”, reitera Victor Hugo da Inovflow. Resultados que se refletem no negócio“Já temos [Sophos] MDR há seis meses, e desde então contamos com uma equipa que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana para detetar qualquer possível ameaça à segurança da Autozitânia e, consequentemente, neutralizar e mitigar a mesma”, explica José Mendes, IT Manager da Autozitânia. A organização optou por uma intervenção total da equipa técnica da Sophos, o que se tem refletido num “maior descanso” no que diz respeito à proteção dos dados e, como consequência, do próprio negócio. A Autozitânia conta agora com uma equipa de IT dedicada às suas áreas, sem que ponha em risco a segurança da empresa, melhorando a produtividade das pessoas. “[A solução da Sophos] deu-nos também a garantia de que temos uma equipa altamente especializada e que nos acompanha 24/7, para evitar que o nosso foco deixe de estar onde deve estar: no core do nosso negócio”, conclui José Mendes. |