Blue team
Em cibersegurança, a equipa humana, a sua formação e capacidade de resposta a incidentes tornaram-se um desafio prioritário para os CISO. Hoje vamos falar das competências não técnicas. Um assunto raramente abordado
03/10/2023
As "Competências Não Técnicas" (Non Technical Skils - NTS) são habilidades cognitivas, sociais e pessoais fundamentais para um desempenho eficaz em ambientes de alta pressão e complexidade. Essas habilidades são essenciais em diversas indústrias de alto risco, como a aviação, a saúde, os serviços de emergência, operações militares e cibersegurança. Apesar da sua importância, raramente se discutem as NTS no contexto de resposta a crises cibernéticas. Normalmente, enfatizam-se as habilidades técnicas e profissionais, como a cibersegurança e a resposta a incidentes, mas negligenciam- se as habilidades não técnicas, como a comunicação, o trabalho em equipa e a resolução de problemas. No entanto, essas NTS são vitais no ambiente de alta pressão de uma crise cibernética, pois ajudam a prevenir perdas financeiras, proteger a segurança pública e preservar a reputação de uma organização. A aplicação das NTS na resposta a crises cibernéticas inclui:
Para desenvolver as competências de NTS na resposta a crises cibernéticas, podem ser usadas simulações de crises, semelhantes às que são usadas na área da saúde, aviação e indústria petrolífera. Estas simulações permitem praticar habilidades de NTS em situações realistas e desenvolver a capacidade de tomar decisões sob pressão. As simulações de crises de cibersegurança, como as oferecidas pela Cyberbit, reúnem equipas de liderança e SOC em cenários de incidentes cibernéticos em tempo real. Estas simulações incluem ataques cibernéticos do mundo real, como ransomware, e avaliam as decisões com base em indicadores-chave de desempenho. Várias organizações, como a GLOBSEC, ENISA e o Banco Mundial, utilizaram simulações de crises cibernéticas para desenvolver competências de NTS na gestão de crises cibernéticas. Em resumo, as NTS são fundamentais na resposta a crises cibernéticas e podem ser desenvolvidas através de simulações de crises realistas. Estas competências são essenciais para a tomada de decisões eficaz, resolução de problemas e trabalho em equipa em ambientes de cibersegurança de alta pressão. Podem contar com a Cyberbit para ajudar no desenvolvimento das suas capacidades de cibersegurança e NTS.
Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela RedShift e pela Cyberbit |