Analysis

Lacuna de competências digitais inviabiliza sustentabilidade das empresas

Cabe às empresas promover a progressão das carreiras tecnológicas e a aprendizagem continuada, de forma a criar espaço para o talento desenvolver e adquirir novas competências

17/08/2021

Lacuna de competências digitais inviabiliza sustentabilidade das empresas

A demanda por talento especializado continua superior à oferta e inviabiliza o sucesso do percurso das empresas pela transição digital. As tecnologias emergentes urgem competências digitais adequadas, para as quais uma grande parte dos peritos das empresas não tiveram formação. 

O Digital Skills Research, estudo conduzido pela RAND Europe para a Salesforce, indica que 87% dos gestores vão ou estão a lidar com as consequências dessa lacuna na força de trabalho. Na Europa, 64% das grandes empresas e 56% das PME estão a ter dificuldades em encontrar talentos para trabalhos de tecnologias da informação e comunicação. 

A oferta de formação não é adequada à enorme demanda de novas e melhores competências digitais, e a lacuna continua a aumentar, por várias razões. A procura supera a escassa oferta e as cada vez mais avançadas tecnologias exigem novas competências. Por outro lado, os elevados custos e abordagens desorganizadas, criam barreiras ainda maiores à aprendizagem, ela também limitada pelo estatuto socioeconómico.

O fosso é cada vez maior e calcula-se que a lacuna apenas seja preenchida quando houver um igual acesso à tecnologia e à educação, que democratize as competências digitais. Contudo, prevê-se que as disparidades em e-skills continuem entre os vários países, indústrias e comunidades. 

A adaptação à procura digital depende do papel desempenhado pelas empresas. Cabe-lhes criar espaço para o talento desenvolver as suas competências, promover carreiras tecnológicas com progressão e uma aprendizagem continuada. O trabalho da empresa para colmatar a lacuna deverá ser feito em articulação com os governos e principais organizações de forma a serem adotadas políticas que redesenhem os meios de educação para um foco acrescido nas competências e que executem programas de sensibilização para derrubar barreiras institucionais. 


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

IT SECURITY Nº20 Outubro 2024

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.