Analysis

IBM coloca Portugal entre os países europeus mais afetados por ciberataques

O relatório IBM X-Force Threat Intelligence Index indica que o sucesso na deteção e prevenção de ataques de ransomware foi melhor durante 2022

23/02/2023

IBM coloca Portugal entre os países europeus mais afetados por ciberataques

A IBM Security divulgou o relatório anual X-Force Threat Intelligence Index, que, entre outras conclusões, destaca que, embora os incidentes de ransomware tenham diminuído ligeiramente (4%) de 2021 para 2022, aumentou o sucesso na deteção e prevenção deste tipo de ataques. Apesar disso, os atacantes continuaram a inovar e o tempo médio para concluir um ataque de ransomware passou de dois meses para menos de quatro dias.

Sobre Portugal, este relatório coloca o país como um dos que mais foram afetados por ataques informáticos detetados pela IBM na Europa em 2022, com 9% do total, a seguir ao Reino Unido (43%) e à Alemanha (14%). A implementação de backdoors representou a maior parte dos ataques a que a X-Force respondeu em Portugal, representando 18% dos ataques.

Ainda em Portugal, os atacantes tiraram partido dos serviços remotos externos e utilizaram hardware adicionado em proporções iguais para obter acesso inicial às redes das vítimas. Os dois impactos mais comuns, empatados em 33%, foram o roubo e a fuga de dados, seguidos da extorsão e botnets, cada um com 17% dos casos. Por fim, os serviços profissionais, empresariais e de consumo foram os mais atingidos, com cerca de 60% dos casos. Os restantes 40% dos ataques dividiram-se entre o setor industrial e os serviços financeiros e seguros.

Já a nível mundial, e de acordo com o relatório, a implementação de backdoors, que permitem o acesso remoto aos sistemas, surgiu como a principal ação dos atacantes no ano passado. Cerca de 67% dos casos de backdoor estiveram relacionados com tentativas de ransomware que as equipas de segurança foram capazes de detetar antes deste ser implementado. O aumento da implementação de backdoors pode ser parcialmente atribuído ao seu alto valor de mercado. A X-Force observou que os cibercriminosos chegam a vender o acesso a backdoors por montantes que vão até dez mil dólares, comparando com os dados de cartão de crédito roubados, que são vendidos atualmente por menos de dez dólares.

A mudança na capacidade de deteção e resposta permitiu que as equipas de segurança abordassem os ataques com mais antecedência, moderando a progressão do ransomware no curto prazo”, disse Charles Henderson, Head of IBM Security X-Force. “Mas é apenas uma questão de tempo até que o problema que existe hoje com as backdoors acabe por ser a crise de ransomware de amanhã. Os infratores encontram sempre novas formas de evitar a deteção. Uma boa capacidade de defesa já não é suficiente. Para se libertarem da luta interminável com os atacantes, as empresas têm de apostar numa estratégia de segurança proativa e direcionada às ameaças”.

O IBM Security X-Force Threat Intelligence Index acompanha tendências e padrões de ataque novos e existentes – a partir de milhões de dados de dispositivos de rede e endpoints, dados de resposta a incidentes e outras fontes.

De acordo com o relatório, o tipo de golpe mais comum utilizado nos ciberataques em 2022 foi a extorsão, levada a cabo principalmente a partir de ataques de ransomware e ataques contra emails empresariais. A Europa foi a região mais visada por este método, representando 44% dos casos de extorsão detetados, tendo os atacantes procurado explorar as atuais tensões geopolíticas.

O sequestro de emails registou um aumento significativo em 2022, com os atacantes a usarem contas de e-mail comprometidas para responder a conversas em curso, fazendo-se passar pelo interlocutor original.  A X-Force observou que a taxa de tentativas mensais de ataque com esta tática aumentou 100% comparativamente com 2021.

A proporção de exploits conhecidos que intervieram em ataques diminuiu dez pontos percentuais entre 2018 e 2022, em grande medida devido ao facto de o número de vulnerabilidades ter atingido um novo máximo histórico em 2022.  Ainda assim, o estudo indica que essas exploits permitiram que infeções por malware mais antigas, tais como WannaCry e Conficker, continuassem a existir e a espalhar-se.

Frequentemente, os cibercriminosos atuam contra as indústrias, empresas e regiões mais vulneráveis com esquemas complexos de extorsão que exercem uma elevada pressão psicológica para forçar as vítimas a pagar. O setor industrial foi o mais extorquido em 2022, sendo novamente o mais atacado pelo segundo ano consecutivo. As empresas deste setor são um alvo atraente para a extorsão, dada a tolerância extremamente baixa ao tempo de inatividade devido às caraterísticas dos seus negócios. 

O ransomware é um método de extorsão muito conhecido, mas os cibercriminosos estão sempre a explorar novas formas de extorquir as potenciais vítimas. Uma das últimas táticas detetadas consiste em dar visibilidade do roubo de dados às possíveis vítimas colaterais. Ao incluir os clientes e parceiros de negócio nesta situação, aumentam a pressão sobre a organização atacada alargando a ameaça a essas vítimas colaterais mediante notificações. Desta forma, os cibercriminosos aumentam os custos potenciais e o impacto psicológico de uma intrusão – tornando fundamental que as empresas tenham um plano de resposta a incidentes personalizado que também considere o impacto que um ataque com estas caraterísticas possa ter para os seus clientes e parceiros de negócio, evitando assim que estes também sejam vítimas.

De acordo com o relatório, o sequestro de e-mails aumentou no ano passado, tendo o número de tentativas mensais de ataques com este objetivo duplicado em comparação com os dados de 2021. Ao longo do ano, a X-Force verificou que os atacantes usaram esta tática para distribuir Emotet, Qakbot e IcedID, um software malicioso que muitas vezes resulta em infeções de ransomware.

Com o phishing a ser a principal causa de ciberataques no ano passado e dada a subida acentuada do sequestro de emails, é evidente que os atacantes estão a explorar a confiança que as vítimas depositam no e-mail. Neste sentido, as empresas devem sensibilizar os seus empregados sobre esta tática de forma a minimizar o risco de se tornarem nas próximas vítimas.

A relação entre exploits conhecidos e vulnerabilidades tem vindo a diminuir nos últimos anos: em concreto menos dez pontos percentuais desde 2018. Os cibercriminosos já têm acesso a mais de 78 mil exploits conhecidos, tornando mais fácil explorar vulnerabilidades mais antigas e que não tenham sido corrigidas. Por exemplo, apesar de já se terem passado cinco anos desde que se deu a conhecer, as vulnerabilidades que provocaram as infeções do WannaCry continuam a ser uma ameaça significativa. Recentemente, a X-Force reportou um aumento de 800% no tráfego de ransomware proveniente do WannaCry a partir dos dados da telemetria MSS desde abril de 2022. O facto de se continuarem a utilizar exploits mais antigos realça a necessidade de as organizações reverem os seus programas de gestão de vulnerabilidades, incluindo uma melhor compreensão da sua potencial superfície de ataques e a priorização dos patches em função dos riscos.


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