Analysis

Consumo energético e desenvolvimento de software: O impacto da IA na cibersegurança

A rápida adoção da inteligência artificial em 2025 vai trazer oportunidades e desafios na cibersegurança, o que vai exigir uma cooperação entre empresas, governos e autoridades para garantir a segurança e confiança digital

24/01/2025

Consumo energético e desenvolvimento de software: O impacto da IA na cibersegurança

A Check Point Software Technologies prevê vários desenvolvimentos importantes que terão um impacto significativo no mundo digital. O aumento da utilização de Inteligência Artificial (IA) vai ter implicações de grande alcance em domínios como o consumo de energia, o desenvolvimento de software e os quadros éticos e jurídicos. Naturalmente, as tecnologias de IA também vão ser utilizadas como armas por cibercriminosos e atores de Estados-Nação, através da criação de novas ameaças à cibersegurança.

Com a adoção de tecnologias de inteligência artificial, e o crescimento dos modelos de IA como o ChatGPT, Claude, Gemini e Midjourney, até ao fim de 2024, 92% das empresas da Fortune 500 tinham implementado a IA generativa nas suas operações de trabalho, segundo o Financial Times.

A Dimension Market Research estima que o mercado mundial de Large Language Models (LLM) atinja os 140,8 mil milhões de dólares. As tecnologias de IA requerem uma quantidade muito grande de recursos informáticos e a rápida adoção destas tecnologias já está a provocar um aumento dos recursos necessários para suportá-las, como é o caso de terra, água e energia.

Segundo a McKinsey, o número de centros de dados duplicou de 3500 em 2015 para sete mil em 2024. A Deloitte prevê que o consumo de energia destes centros dispare de 508 TWh em 2024 para 1580 TWh em 2034, o equivalente ao consumo anual de energia da Índia. Já a Goldman Sachs Research estima que a procura de energia dos centros de dados vá aumentar 160% até 2030, com a inteligência artificial a representar 19% da procura de energia dos centros de dados até 2028.

Apesar do avanço da IA prometer um aumento de maior produtividade, também apresenta grandes riscos de segurança significativos. A IA dá capacidades a qualquer cibercriminosos de criar malware completo a partir de um único comando, dando início a uma nova era de ciberameaças.

Em 2025, prevê-se um aumento nas estruturas de garante de IA específicas do setor para verificar a confiabilidade, a mitigação de viés e a segurança da IA. Estas plataformas pretendem garantir uma explicação para os resultados criados por IA, evitar resultados prejudiciais e fomentar a confiança nas ferramentas de cibersegurança com IA.

Segundo a Check Point, o ano de 2025 será mesmo crucial para IA e a cibersegurança. Vai ser necessária uma cooperação estreita entre o setor comercial, os fornecedores de software e de segurança, os governos e as autoridades para garantir que esta tecnologia em rápido desenvolvimento não prejudica a confiança no digital ou no ambiente físico.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº22 Fevereiro 2025

IT SECURITY Nº22 Fevereiro 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.