00dias
00horas
00min.
00seg.

Analysis

China acusa Estados Unidos de lançar ciberataques “avançados”

Ciberataques terão ocorrido em fevereiro, durante os Jogos Asiáticos de Inverno. NSA terá sido responsável pelos episódios registados

15/04/2025

China acusa Estados Unidos de lançar ciberataques “avançados”

A China acusou os Estados Unidos, e especificamente a National Security Agency (NSA), de lançar ciberataques “avançados durante os Jogos Asiáticos de Inverno, que se realizaram em fevereiro.

A polícia de uma cidade chinesa adicionou três alegadas agentes da NSA a uma lista de procurados e acusam duas universidades norte-americanas – a Universidade da Califórnia e a Virginia Tech – de estarem envolvidas nos ataques, ainda que não tenha sido especificado o seu envolvimento. A notícia é avançada pela agência de notícias estatal chinesa Xinhua e citada pela Reuters.

Os agentes da NSA também são acusados de “repetidamente lançarem ciberataques contra infraestruturas de informação crítica na China e participar em ciberataques na Huawei e outras empresas”.

A agência de notícias estatal chinesa afirma que “a NSA lançou ciberataques contra indústrias importantes como energia, transportes, conservação de águas, comunicações e instituições de investigação de defesa nacional na província Heilongjiang”. Os ataques tiveram “a intenção de sabotar a infraestrutura de informação crítica da China, causando desordem social, e furtando informação confidencial importante”.

A mesma agência estatal afirma que a operação da NSA durante os Jogos Asiáticos de Inverno terá ativado “backdoors pré-instaladas específicas” em sistemas operativos Microsoft Windows em vários dispositivos. Para esconder as suas atividades, diz a Xinhua, a NSA comprou endereços IP em diferentes países e alugou “anonimamente” um grande número de servidores de rede, incluindo na Europa e na Ásia.

A NSA pretendia utilizar os ciberataques para furtar dados pessoais dos atletas participantes, acrescentando que os ciberataques atingiram o seu pico no primeiro jogo de hóquei no gelo, a 3 de fevereiro. Os ataques visaram sistemas de informação como o sistema de registo dos Jogos Asiáticos de Inverno e armazenaram “informações confidenciais sobre as identidades de pessoal relevante do evento”, disse a Xinhua.


NOTÍCIAS RELACIONADAS

RECOMENDADO PELOS LEITORES

REVISTA DIGITAL

IT SECURITY Nº23 Abril 2025

IT SECURITY Nº23 Abril 2025

NEWSLETTER

Receba todas as novidades na sua caixa de correio!

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.